terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Almôndegas da Vovó

Olá! Estarei compartilhando com vocês, sempre que tiver um tempinho, receitas deliciosas que venho colecionando ao longo dos anos. Há alguns anos atrás digitei muitas delas e fiz um livro entitulado: Receitas da Virginia, e presenteei várias mulheres da família e algumas amigas... elas adoraram e assim facilitei minha vida, pois sempre tinha uma aqui e outra ali me pedindo as receitas. O arquivo, que me renderam dores no punho para digitar foi perdido numa destas famosas "formatações de HD" que ODEIO!!! Mas, aqui vamos nós novamente.
Esta receita faz parte de um livro que era da minha avó, que tem receitas "perfeitas"! Apesar de ser apenas uma almôndega, sigam direitinho a receita e não irão de arrender : o sabor é delicioso!
Como variação, podem pegar o mesmo preparo da carne ainda crua, formar hamburgueres e assarem naqueles grills caseiros. É uma ótima opção para um jantar rápido e saboroso. Aí vai:
                                              
                                                                          ALMÔNDEGAS

1/2 kg de carne de vaca moída
1 ovo
cebola batidinha
alguns tomates
salsa picadinha
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
sal
alho
uma pitada de pimenta do reino
1/2 xícara de farinha de trigo
óleo vegetal

Modo de fazer:
Em uma tigela junte a carne moída, o ovo inteiro, a cebola, a salsa, o queijo, o alho, o sal a pimenta do reino e a farinha de trigo. Amasse tudo muito bem e faça umas bolas de tamanho regular, passando-as levemente em farinha de trigo. ( se a massa ficar mole, junte mais farinha de trigo). Frite essas bolas em bastante óleo vegetal bem quente, até que fiquem douradas. Retire-as para uma peneira. Faça à parte um refogado com óleo, cebola, sal e tomates. Junte água e, assim que esse molho ferver, junte as almõndegas já fritas. Abafe a panela para que cozinhem por dentro e para que o molho engrosse. Sirva bem quente.

Um comentário:

TonMoura disse...

hmmmm, eu recomendo!