quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pão de Banana e Nozes da D. Sharon




Meninas, sempre que guardo uma receita especial, incluo o nome de quem me deu no título, para ter certeza de que é realmente a que estou procurando. Esta receita peguei aos 14 anos de idade, lá em Caracaraí, RR, com a esposa do Pastor Bill, D. Sharon. Era um casal maravilhoso de americanos que cuidavam da Igreja Batista na cidade...tempos bons...Bem, vamos à receita então:


PÃO DE BANANA E NOZES DA D. SHARON


Ingredientes:
1/3 xícara de óleo de milho ou girassol ( soja é muito forte o cheiro, mas pode usar se não tiver outro)
1/2 xícara de açúcar 
2 ovos
1 3/4 de farinha de trigo
1 colher (sobremesa cheia) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá bem rasinha de sal
1 xícara de bananas nanicas amassadas
1/2 xícara de nozes ou castanhas ( eu gosto com castanha-do-pará0


Modo de preparo: 
Bata o açúcar e o óleo até ficar cremoso. Adicione os ovos e bata bem. Coloque os ingredientes secos e misture-os alternando com as bananas. Junte as nozes. Coloque em forma de pão untada. Asse em forno quente.


Minhas dicas:
Bem, eu não perco muito tempo batendo o açúcar com o óleo...junto logo os ovos e deixo batendo enquanto vou amassar as bananas e picar as castanhas. Isso vai encher a massa de ar e fazer com que fique bem fofinho. Para ficar mais saudável, eu substitui o açúcar branco por mascavo e a farinha normal por integral quase toda... tipo 1 e 1/3 e 2/3coloquei de uma farinha leve e sem gluten, como p. exemplo de milho ou batata. Assei a 200º até crescer e baixei para 180º para terminar de assar por dentro. Assa bem rápido, e tem mais textura de bolo que de pão.  Sem  alterar a receita também fica deliciosa. Beijocas.

2 comentários:

TonMoura disse...

Pode-se deixar de lado o bicarbonato de sódio se usar bananas bem maduras, dessas com a casca preta mesmo, e amassá-las de véspera (aliás, se fizer isto, coloque numa vasilha com o dobro do espaço, porque a banana irá fermentar e quase dobrar o tamanho). Se substituir a banana naninca pela prata fica ainda melhor e menos ácido.
Uma adaptação melhor é que pode-se substituir as nozes por qualquer tipo de castanha ou amêndoa, assim, dependendo da sua localização, você economiza e ainda mantém o sabor.
A receita é ótima e eu já fiz até pra vender para lanchonetes e tinha saída garantida. Recomendo.

Sara disse...

O pão de banana é um prato típico do Brasil e todos os restaurantes devem tê-lo em seu cardápio de sobremesas. Amanhã eu vou comer com meus amigos a la caballeriza e vou pedir pão de banana, espero que eles tenham. Beijos